Projeto Defesa Civil na Comunidade realiza atividades educativas na beira da praia
“Eu gostei muito porque ensinei as pessoas a não jogar lixo na água e nem na areia. Aprendi a cuidar da natureza e das pessoas e falei que elas devem ter muito cuidado com o mar, prestar atenção nos salva-vidas e nas bandeiras”, disse Vitória Benfica de 10 anos. Para Ian Cardoso Brasil, 12 anos, participar do projeto também serviu para conhecer novos amigos. “Além de aprender bastante orientamos as pessoas para não jogar lixo na praia e nem mesmo na cidade. Fiz novos amigos, as pessoas na praia compreenderam bem o que falamos e eu também espero que elas mudem e não deixem lixo na praia”, destacou.
Crianças de nove a 12 anos durante duas semanas realizam atividades educativas e recebem orientação, principalmente de como agir em caso de algum evento adverso. Coordenado pela Casa Militar do Governo do Estado, a responsável pelo projeto e pedagoga da Defesa Civil, Tenente Luzelani Flores Ziegler, diz que a dinâmica das atividades é lúdica, e os jovens aprendem noções de cuidado ao meio ambiente e ajuda ao próximo, para que se tornem multiplicadores de boas ações.
Conforme Luzelani, a Defesa Civil, com a parceira das prefeituras e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), orienta as crianças para cuidar do meio ambiente e se proteger de situações adversas do tempo que o homem não pode impedir. “Na praia eles orientam os veranistas, é no momento em que eles estão conversando com as pessoas que vemos o quanto eles aprenderam. A comunidade tem recebido as orientações, valorizam e elogiam, deixando a criança motivada, fortalecendo a autoestima e tornando-os cidadãos melhores”, afirmou.
“O projeto inclui a gurizada na sociedade e tem caráter civil para a formação destes jovens, trazendo um órgão como a Defesa Civil ao encontro da comunidade. As crianças são as ferramentas de acesso que temos para atingir as famílias, turistas e veranistas, conseguindo passar a mensagem da importância da conservação do meio ambiente e outros tantos fatores de relevância”, disse o secretário de Trabalho, Cidadania e Participação do Popular do município de Imbé, Sandro Machado Melo.
Melo ressalta que esta é a segunda vez que o município participa do projeto durante o período de verão. “O projeto tem importância social e planta nestas crianças uma sementinha para que não joguem lixo na rua e orientem outras pessoas para fazer o mesmo”, disse.
Ao todo são cinco dias de aula, sendo uma delas de prática na beira-mar, quando as crianças orientam os banhistas a não deixar lixo na praia, cuidados na hora do banho e também como proceder em caso de enchentes, desabamentos, entre outros desastres naturais. A última turma formada foi na praia de Imbé, onde mais de 60 crianças receberam certificado, colete e o título de Agente Mirim de Defesa Civil.
Confira o calendário do Defesa Civil na Comunidade:
De 20 a 24 janeiro – Osório e Capão da Canoa
De 27 a 31 janeiro – Torres e Arroio do Sal
De 03 a 07 fevereiro – São José do Norte e Rio Grande
De 10 a 14 fevereiro – São Lourenço e Pelotas
De 17 a 21 fevereiro – Arambaré e Tapes
De 24 a 28 fevereiro – Santa Vitória do Palmar e Chuí