Geral

Projeto do aeroporto tem novos desdobramentos em SAP

A possibilidade de que Santo Antônio da Patrulha tenha um aeroporto alternativo, como foi divulgado há algum tempo atrás, dá novos passos concretos.

Com base em ofício enviado pela presidente do Centro para Formação e Educação Multidisciplinar – CFEM, que tem sede em Porto Alegre na rua Baltazar de Oliveira Garcia nº 2132 em que é proposta parceria com a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha objetivando principalmente o desenvolvimento do Projeto CFEM/Pró-Vida que será um centro de formação multidisciplinar, atendendo as necessidades de capacitação comunitária, municipais e privadas em nível municipal, estadual, nacional e de outros países, o Prefeito Municipal está solicitando, através de ofício, ao presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, a manifestação a respeito da iniciativa.

Destaca existir a possibilidade de instalação de um Aeroporto alternativo ao Aeroporto Senador Salgado Filho, servindo inicialmente para pequenas aeronaves, centro de treinamento e de mecânica para toda a aviação no município.

PROJETO
O projeto prevê uma pista de dois mil metros de extensão, bem com o toda uma infra-estrutura necessária para que, no futuro possa acontecer o pouso de grandes aeronaves e se constituir num aeroporto de carga e descarga de mercadorias.

O investimento será executado pelo Centro para Formação e Educação Multidisciplinar – CFEM, com recursos do Governo Federal, via ANAC (Associação Nacional de Aviação Civil), tendo a Prefeitura a participação através de uma áreas de terras de, no mínimo, 60 hectares, podendo ser em zona rural do município.

POSICIONAMENTO
O chefe do Poder Executivo solicita ao presidente João Carlos Machado Lopes, a manifestação do Conselho e se a municipalidade poderá continuar as tratativas face ao grande investimento do Município, levando-se em consideração também, a importância da obra para o progresso e o desenvolvimento da cidade.

CONTEÚDO
Segundo a presidente do CFEM, Maria Conceição Victorino Oliveira, o projeto contempla “a reunião em uma região (Cidade), um centro de formação multidisciplinar, que atenda as necessidades de capacitação comunitária, em todos os níveis de educação (Educação Infantil, do Ensino Superior e da Educação Extra-Escolar) e informações necessárias ao desenvolvimento do ser humano; com isso, o meio ambiente será contemplado.”

Destaca ainda que o projeto também prevê instalar um aeródromo “com vistas ao desenvolvimento das atividades de formação e informação e de novas tecnologias para área de aviação, como também a fundação de um Grupo de Escoteiros da Modalidade do AR”.
O Centro também atuará nas áreas de formaação de preservação ambiental, da educação ambiental (curricular – extracurricular), educação informal para preservação ambiental, da prevenção de incêndio, combate a incêndios, primeiros socorros e ações abrangentes no âmbito da Defesa Civil.

CONTATOS
“Para que possamos desenvolver as atividades enumeradas e tantas outras que constam em nossas correspondências, já entramos em contato com algumas instituições para expor o projeto e debater a implantação e possibilidades de desenvolvimento do projeto”, destaca Maria Conceição para acrescentar que já conta com o registro no Conselho Estadual de Educação (nº 1307), e contatos prévios com análises como ANAC/GER5, Ministério da Defesa (5º COMAR), FGTAS, Ministério da Justiça (OSCIP), UEB/RS, BRDE e outros que devem de alguma forma unir-se ao projeto.

INVESTIMENTO
Até agora foram investidos, de acordo com  a presidente do CFEM, R$ 240.000,00 ao longo de três anos, em tecnologia avançada (software e hardware), projeto de equipamentos, sistemas operacionais, sistema educacional, formação de pessoal e em meios menores que permitirão a operacionalização do CFEM. Frisa ainda que a Ambient Explorer Informática e Distribuidora Ltda., mantém laços de desenvolvimento com o CFEM, como também o instituto Brasil Ambiental (3º Setor), “que necessita do CFEM para o desenvolvimento de suas atividades afins”.

Comentários

Comentários