Projeto incentiva melhores opções para a merenda escolar em Santo Antônio
Aconteceu o encerramento do Projeto “Nutrir e Educar Alimentando Idéias”. Realizado pelo setor de Merenda da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e apoio do IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz.
Dentre as fases do projeto, estava a 1ª Gincana da Alimentação Escolar. Nesta etapa, as escolas do município apresentavam suas receitas, preparadas com os ingredientes fornecidos pela Prefeitura Municipal, para a merenda da rede escolar. As escolas escreveram um relato sobre a criação e os pratos, tantos doces quanto salgados, passando por avaliação de um júri. Dessa forma, conseqüentemente, passando a integrar o cardápio de merenda das escolas.
No encerramento estiveram presentes nutricionistas do Irga, que preparam pratos a base de arroz. Dentre estes, também tiveram destaque aqueles pratos criados com farinha de arroz. Participando da gincana, nove pratos foram apresentados, os quais tiveram vários fatores avaliados, como: sabor, aroma, textura e apresentação. Participaram do júri o Secretário de Educação em exercício, Vilson Ramos, a Chefe de Gabinete, Nara Diedrich, o chefe do escritório regional do IRGA, José Galego Tronchoni, o representante da Emater, Flademir Schimidt e o Presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Homero Martins da Silva. Conforme a jurada Nara Diedrch, o mais importante é a qualidade do que a quantidade de alimento a serem servidos na merenda das escolas.
Em primeiro lugar ficou a receita “Fofura de Milho”, da Escola Madre Teresa, em segundo lugar empataram o “Rocambole de Carne” da Escola Ângelo Tedesco e a “Calda de Banana”, da Escola Barão do Cahy, e em terceiro lugar, ficou a “Cuca de Banana”, da escola Duque de Caxias.