Projeto orientou sobre cuidados com alimentos em B. Pinhal

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde e com a coordenação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), lança em março o projeto Pequenos Vigilantes, que visa concientizar crianças da importância dos cuidados com os alimentos e do controle de qualidade e prazo de validade dos produtos. A proposta foi mostrada em parte, durante as ações itinerantes do Verão Legal RS 2010, na praia de Balneário Pinhal.

De forma educativa e animada, foi montado um toldo inflável, no qual as crianças participaram de diversas atividades e brincadeiras. Entre elas, aprender a separar o lixo seco do orgânico e gincanas propostas pelos animadores, doutor Dráuzio Vareta e a palhaço Laranjinha, com ajuda dos bonecos da Dengue, o Coraguito, o Hidralito e o Lupito, símbolo do projeto dos pequenos vigilantes.

Os participantes receberam certificados, folderes e Kit Pequeno Vigilante, composto por camiseta, boné e bolsa. No material didático utilizado pelos monitores estão cartilha e vídeo da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Dois animadores e símbolos da Saúde do Estado, como o Zé Gotinha e o Mosquito da Dengue, também participam das atividades.

A formação dos pequenos vigilantes se dará a partir de noções básicas sobre qualidade dos alimentos, alimentação saudável, higiene pessoal e ambiental, aspectos microbiológicos, rotulagem de produtos e direitos e deveres do cidadão (contatos de serviços como Procons, vigilância sanitária e disque-denúncia).

Comentários

Comentários