Projeto Pequenos Vigilantes no Litoral orienta sobre cuidados com alimentos

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde e com a coordenação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), lança em março o projeto Pequenos Vigilantes que visa concientizar crianças da importância dos cuidados com os alimentos e do controle de qualidade e prazo de validade dos produtos. A proposta foi mostrada em parte, no final de semana (dias 9 e 10), durante as ações itinerantes do Verão Legal RS 2010 nas praias de Balneário Pinhal e Nova Tramandaí.

De forma educativa e animada, foi montado um toldo inflável, no qual as crianças participaram de diversas atividades e brincadeiras. Entre elas, aprender a separar o lixo seco do orgânico e gincanas propostas pelos animadores, doutor Dráuzio Vareta e a palhaço Laranjinha, com ajuda dos bonecos da Dengue, o Coraguito, o Hidralito e o Lupito, símbolo do projeto dos pequenos vigilantes.

Conforme a nutricionista do CEVS e responsável pelo projeto, Jussara Figueiredo, as prefeituras serão convidadas a participar da iniciativa de formação de pequenos vigilantes sanitários com atividades educativas. Os municípios poderão requerer a adesão junto ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado, gratuitamente. Depois, será repassado kit da Vigilância Sanitária, com revista explicativa, manual para o monitor e guia para os alunos.

O projeto foi elaborado pelo CEVS, tendo como modelo o que já havia sido colocado em prática pela prefeitura de Montenegro, através da sua idealizadora, a fiscal sanitária Silvana Schons. “A proposta do Estado é formar alunos multiplicadores dos cuidados com a alimentação. Eles saberão distinguir se um alimento é próprio ou não ao consumo humano, ajudar na prevenção de doenças e na fiscalização de produtos. O público-alvo serão os alunos das 4ª séries.”, disse Jussara Figueiredo.

Comentários

Comentários