Projeto prevê teste vocacional gratuito nas escolas públicas

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa aprovou hoje (29) parecer favorável ao projeto de lei 44/07, de autoria do deputado Adroaldo Loureiro (PDT), que trata da realização de testes vocacionais gratuitos para alunos das escolas públicas estaduais. O parecer favorável, com emendas, foi apresentado pelo deputado Ivar Pavan (PT). A matéria vai agora para votação em plenário.
 
Segundo a matéria, o teste vocacional gratuito é assegurado aos alunos da rede pública matriculados no último ano do ensino médio estadual. Os testes serão programados e aplicados por equipes técnicas especializadas na área da psicologia. As condições técnico-operacionais e os objetivos específicos dos testes vocacionais serão de responsabilidade do respectivo órgão técnico da administração.
 
Dúvida vocacional
 
Na justificativa, o deputado Adroaldo Loureiro argumenta que é crescente a insegurança dos jovens no difícil momento da opção vocacional. “Um instrumento para esclarecer estas incertezas é uma carência no atual Sistema Público de Ensino do Estado”, observa. Dados das Universidades gaúchas confirmam um elevado grau de desistência ou troca de curso por parte dos alunos recém ingressos.

Esta situação gera frustração pessoal, desinteresse, além de elevados e inúteis custos, não só aos jovens, como também aos seus familiares e às próprias Universidades.

Segundo o autor do projeto, “preparar e orientar o aluno para sua realização plena como ser humano e membro ativo da comunidade, através de sua atuação profissional, é um dever básico da escola, como formadora para a cidadania”.

Comentários

Comentários