Projeto recolhe 12 mil litros de óleo de cozinha usado em Osório
O Projeto de Olho no Óleo, criado no final de 2007, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, já conseguiu atingir 100 estabelecimentos comerciais, realizando o recolhimento de 12 mil litros de óleo de cozinha usados em Osório.
Criado pela própria Secretaria, o principal objetivo do projeto é sensibilizar o comércio e a comunidade de um modo geral, a adotar uma nova postura em relação aos resíduos produzidos por eles e a consequência gerada pelo descaso que hoje existe com estes resíduos, como é o caso dos óleos saturados, resultantes de frituras e assados.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Leda Famer, faz uma avaliação positiva da participação das pessoas no projeto. “Quando se traz uma proposta consistente, a comunidade sempre responde bem”, avalia Famer.
O projeto ainda tem o apoio do Centro Empresarial de Osório na ampliação dos pontos de coleta e da empresa Ecosinos que realiza o recolhimento e destino adequado destes resíduos. Os pontos de coleta do óleo usado de cozinha são: escolas, creches, caminhão da coleta seletiva, Praça das Carretas e Corsan.