Projeto RS Biodiversidade é apresentado a produtores de arroz de Mostardas
O dilema da produção de arroz aliada a boas práticas ambientais foi o assunto principal da reunião entre técnicos da Fundação Zoobotânica e da Fepam com produtores de arroz do município de Mostardas, no litoral médio do Estado. O encontro, realizado na tarde de quinta-feira (31), na Câmara de Vereadores, teve o apoio do Sindicato Rural local. Mostardas é foco de uma das quatro áreas de ação do projeto RS Biodiversidade, executado pelo Governo do Estado, com patrocínio do Banco Mundial e do Fundo Global para o Meio Ambiente.
“O encontro deu início a um processo de diálogo com o setor produtivo, suas entidades representativas, e a Prefeitura de Mostardas”, disse a bióloga Luiza Chomenko, pesquisadora da FZB. Foi proposta a criação de um grupo de trabalho para o monitoramento do projeto, envolvendo as instituições executoras do RS Biodiversidade e membros da comunidade local.
Chomenko ressaltou que a ideia é desenvolver uma relação de parceria. “Dessa forma, será possível qualificar a atividade econômica e implantar boas práticas ambientais, ao longo de 18 meses, propiciando a consolidação de um novo modelo de desenvolvimento regional com a integração de variáveis econômicas, sociais, culturais e ambientais”.