Projeto Tampinha Legal participa de coleta de resíduos na beira da praia

16265949_1565804663437010_217883098585466743_nO Projeto Tampinha Legal, iniciativa do Congresso Brasileiro do Plástico, se prepara para ações de educação ambiental no litoral gaúcho nesse final de semana e no Domingo de Carnaval através de parcerias com entidades também engajadas na causa. No sábado, 4 de fevereiro, às 9h30, acontece a limpeza da praia da Imbé, em uma parceria com o GreenPeace. Todas as tampinhas retiradas da areia serão doadas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí, que trabalha para arrecadar recursos para a compra de um mamógrafo.

Já no domingo, 5 de fevereiro, o Tampinha Legal se une à ONG Ocean King’s na coleta de resíduos na beira das praias de Capão da Canoa e Xangri-Lá, com o apoio da ONG Caminhadores. As tampinhas plásticas serão separadas e o valor de venda destinado à ONG MAX – Movimento Assistencial de Xangri-Lá, que faz trabalho voluntário no bairro Figueirinha. A ação parte da Santinha, em Capão da Canoa, às 9h, e a limpeza será feita até o píer de Atlântida. Além do esclarecimento dos banhistas sobre descarte correto de materiais e praia limpa, serão entregues duzentas embalagens plásticas transformadas em coletores domésticos de tampinhas, para que os veranistas possam colaborar com o Projeto. Também serão fixadas pelo caminho placas com mensagens de conscientização ambiental feitas em oficina da Ocean King’s.

No dia 26 de fevereiro, Domingo de Carnaval, o Tampinha Legal participa do Evento de Verão / SnapShot ACNS, a partir das 11h no canto Norte de Capão Novo, ao lado do Quiosque do Alemão. Será uma ação de fotos que visa fomentar o surf e as ações ambientais na região. A limpeza da beira mar será promovida pelo Tampinha Legal, Ocean’s King e Projeto Pró-Mar. O Tampinha Legal conta com a parceria da empresa Zivalplast, que doou 15 mil sacolas para recolhimento das tampinhas no litoral.

Sobre o Tampinha Legal – O Projeto Tampinha Legal é uma iniciativa do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), evento bianual dos três Sindicatos do setor plástico gaúcho (Sinplast, Simplás e Simplavi), que traz a Porto Alegre novidades da área com a presença de autoridades nacionais e internacionais. O Tampinha Legal promove a educação ambiental através de ações de reaproveitamento do plástico. Promove o recolhimento de tampas plásticas de qualquer tipo de embalagem para venda e destinação da verba a causas sociais locais. Até 28 de fevereiro, a entrega pode ser feita nas Casas de Verão do Sesc/RS em Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Atlântida Sul, Torres, Cassino, Laranjal, São Lourenço do Sul, Imbé e Atlântida. Outra ação no litoral do Projeto Tampinha Legal é o empréstimo para crianças com deficiência de andadores feitos em PVC. As peças estão à disposição, mediante agendamento, também nas Casas de Verão do Sesc/RS. Outras informações pelo Facebook Tampinha Legal.

Emili Nitske

Comentários

Comentários