Geral

Projeto Verão Cultural passa por dez cidades do litoral gaúcho

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Secretaria Estadual da Cultura promoveram, em janeiro e fevereiro no litoral do RS, o projeto Verão Cultural. A ação integrou o programa Verão numa Boa do Governo do Estado. Foram 40 apresentações artísticas, entre peças de teatro, shows de música e exibições de cinema, em 10 praias diferentes.

No início de janeiro, a cidade de Cirdreira foi a anfitriã do Verão Cultural e, Rio Grande encerrou o projeto, no último final de semana de fevereiro. Com o projeto, a diversão começava cedo aos sábados, com a abertura da arena de brinquedos infláveis “Estação da Água” às 10h. As crianças aprenderam a separar o lixo e a colaborar para preservar a água. Em seguida, às 11h30, o musical infantil “Alice e os Naturebas”, do Grupo Aquarela, entrava em cena. Na peça, a menina Alice tenta salvar o meio ambiente do vilão Mr. Business.

Durante a tarde, subiam ao palco grupos de e, para finalizar, um show de música. Na noite de sábado, a população das diferentes praias assistiu a uma sessão de cinema ao ar livre, por meio do Rodacine, que exibia o filme “Antes que o Mundo Acabe”. No domingo, o projeto continuava com a “Estação da Água”.

Para o diretor presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, o Verão Cultural teve êxito no seu objetivo de oferecer cultura ao alcance de todos e abordar as questões ambientais de maneira lúdica. “Visamos promover a conscientização ambiental na população com uma abordagem cultural. Com o projeto, proporcionamos arte, literatura, música e educação ambiental gratuitamente na orla gaúcha”, garantiu. Para o gestor, por intermédio da proposta, a Companhia despertou nos cidadãos a importância do saneamento como uma forma de promover uma melhor qualidade de vida na cidade.

O Verão Cultural aconteceu todos os finais de semana de janeiro e fevereiro nas praias de Cidreira, Pinhal, Imbé, Capão da Canoa, Torres, São Lourenço, Barra do Ribeiro, Tramandaí, Atlântida Sul, Xangri-lá e Rio Grande. O projeto contou com o patrocínio da Corsan e com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, e dos Institutos Estaduais de Música, de Artes Cênicas e do Audiovisual.

Comentários

Comentários