Geral

Proposta busca o controle reprodutivo de capivaras no estado

O deputado Pedro Westphalen (PP) é autor do PL 135 2014, que institui o programa de controle da população de capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), no Rio Grande do Sul. A proposta objetiva o manejo controlado da espécie. Westphalen argumenta que o elevado crescimento populacional da espécie tem causado, nos últimos tempos, sérios prejuízos no campo, com grande impacto ambiental e financeiro para os agricultores gaúchos que ficam sem ações concretas que possibilitem a contenção do problema.

“Buscamos com esta proposta que seja desenvolvido e implementado um modelo de manejo e de controle reprodutivo de capivaras, visando a estabilização do elevado crescimento populacional a curto prazo e a redução de sua densidade a médio-longo prazo”, sustenta o parlamentar.

Pela proposição, fica instituído no Rio Grande do Sul um programa de controle da população de capivara que, complementarmente às regras nacionais de controle e fiscalização ambiental, objetiva assegurar o manejo controlado de sua população e garantir a reprodutividade natural da espécie em parques reservas e outras unidades criadas conforme a legislação ambiental.

Espécie-problema

Conforme literatura especializada citada na justificativa da proposta, a capivara é uma espécie herbívora generalista que ocupa diversos tipos de ambientes (matas ciliares, capões de mapa, áreas agrícolas, parques públicos e áreas residenciais), apresentando baixa sensibilidade à presença humana. O seu grande potencial reprodutivo e a ausência de predadores viabilizam o aumento considerável da densidade populacional, fazendo com que a capivara seja caracterizada como espécie-problema em várias regiões do Brasil.

Comentários

Comentários