Protocolado projeto de gratuidade do transporte intermunicipal aos estudantes
Tarso Genro destacou que a proposição teve origem em uma vontade política manifestada nas ruas.
“Esta nova versão foi construída com a colaboração entre os poderes e os movimentos sociais. Devido a sua importância, gostaríamos que ele fosse votado rapidamente”, ressaltou.
Durante a entrega, o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE-RS) Álvaro Lottermann, disse que o ato representa um momento histórico. “As resposta às demandas apresentadas pela juventude vieram na hora certa e construídas de forma democrática”, disse, afirmando que o movimento seguirá mobilizado para a aprovação do projeto.
A proposição tramitará em regime de urgência e a expectativa do Executivo é que a matéria seja apreciada e votada ainda em setembro. Assim, já em outubro, o Governo poderá começar a fazer os repasses de recursos que garantirão o transporte gratuito.
Alterações no projeto original
Em julho deste ano, o Governo protocolou na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que garantia passe livre metropolitano a estudantes de 63 municípios das seguintes regiões atendidas pela Metroplan: Metropolitana de Porto Alegre, Aglomeração Urbana do Litoral Norte, Aglomeração Urbana Sul e Aglomeração Urbana Nordeste.
Diante dos apelos dos movimentos sociais e das bancadas da base aliada na Assembleia, o Executivo construiu a possibilidade de extensão do benefício aos demais estudantes, que fazem uso de transporte fretado para chegar ao estabelecimento de ensino.
Assim, a proposta encaminhada hoje ao Legislativo em substituição ao projeto original determina que, para os estudantes que não estão na Região Metropolitana e Aglomerados Urbanos (ou seja, utilizam transporte fretado), os recursos serão repassados aos municípios. O valor de R$ 8 milhões, que será repassado através de convênio, será o mesmo destinado ao sistema público. Para as regiões metropolitana de Porto Alegre, Aglomeração Urbana do Litoral Norte, Sul e Nordeste será oferecido o passe livre, conforme proposta anterior.