Geral

Radioamador presta informações e socorro no Litoral Norte

Durante o Verão Legal RS 2010, em Capão da Canoa, funciona um sistema de radioamador para troca de informações, atendimentos de urgência e avisos de temporais a moradores e veranistas.

O serviço é do governo do Estado. Credenciado pela Anatel para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o serviço já participou de diversas ações, como na ajuda às vítimas das enchentes que atingiram o Estado em novembro e nos primeiros dias de dezembro, deixando mais de 200 municípios gaúchos em situação de emergência.

Conforme o sargento-bombeiro José Farias, responsável pelas transmissões no Litoral e operador do sistema – instalado na Casa de Governo Marrom -,  o radioamador da Defesa Civil está integrado ao serviço da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores e conta com apoiadores em todo o Brasil.

Transmitidos em diversas frequências, os alertas sobre possíveis sinistros são endereçados à população e aos órgãos de defesa. O sistema também serve para troca de informações meteorológicas, sobre nível de rios e pedidos de urgência, como solicitação de ajuda em locais isolados.

Aos interessados, o contato com o serviço da Defesa Civil do Governo do Estado pode ser feito pela frequência VHF 145380, de Capão da Canoa, chamando PY3 RDC (Romeu Delta Charlie).

Comentários

Comentários