Realizada poda de árvores no Parque Jorge Dariva em Osório
A engenheira florestal da secretaria, Margarete Chemin, responsável pela atividade, destaca que o serviço de poda é realizado em todo o município. “Em função do vento, as pessoas têm medo da arborização, de quedas de galhos. Com esse serviço que a prefeitura está prestando, conduzimos as podas para tirar a vegetação da fiação, os galhos que batem em marquises, telhados, tentando fazer com que o convívio da população com a arborização seja mais agradável e tranquilo”, disse Chemin.
Os galhos provenientes das podas realizadas em diversos pontos da cidade são doados para a tribo indígena guarani, localizada na Estrada do Mar, ainda no município de Osório. “Fazemos a doação desta lenha para evitar que a tribo realize o corte de árvores da mata nativa daquele local”, disse Chemin. O serviço de poda é realizado com o auxílio de um caminhão com cesta aérea, adquirido em maio deste ano pela secretaria.
A engenheira ainda informa que a população pode solicitar o serviço de poda de árvores em locais públicos que estejam batendo em fiação, telhados ou marquises. “Não é preciso abrir um processo, basta ligar para a Secretaria de Meio Ambiente que, na medida do possível atenderemos o mais rápido possível. Em virtude das chuvas seguidas, tivemos que interromper o serviço, retomando quando o tempo melhorou para não por em risco nenhum funcionário”, disse Margarete.
No serviço de poda das árvores do Parque Jorge Dariva ainda ajudaram funcionários da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e Obras que recolhem com caçambas os galhos podados. O telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana é o 3663 1947.