Vida & Saúde

Reativado Conselho Municipal de Entorpecentes em Torres

O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comem) está sendo reativado em Torres. Desativado há mais de 10 anos, a principal finalidade do conselho é auxiliar a Administração Municipal na orientação, planejamento, fiscalização e controle da prevenção ao uso de tóxicos e recuperação de dependentes de drogas no município.

Assim, na quinta-feira (15/5), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu à reunião para tratar da nova redação a legislação que prevê as atribuições do Comem, que será posteriormente encaminhada a apreciação da Câmara de Vereadores.

Integrado por representantes dos diversos segmentos da sociedade, o Comem tem como competência: formular diretrizes, avaliar, adequar e acompanhar a política estadual de educação preventiva, tratamento, assistência e reinserção social e laboratorial na dependência de substâncias psicoativas, compatibilizando-a com a política nacional; definir critérios e fiscalizar convênios, contratos e acordos com entidades públicas, privadas, nacionais e internacionais visando a implantação de seus objetivos; além de promover e apoiar a realização de eventos,estudos e pesquisas nas áreas de educação, prevenção, tratamento e recuperação da dependência de substâncias psicoativas.

O Comem também irá estudar meios de viabilizar a construção de um Centro de Apoio Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD). Trata-se de um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas. “Temos muitos projetos e vontade de trabalhar no sentido de melhorar a estrutura de atendimento do município neste importante setor, e para isso vamos contar com o auxilio da sociedade, dos poderes constituídos e da imprensa, que é parceira imprescindível nesta tarefa”, explicou o secretário de Saúde, Valmir Daitx Alexandre (Pardal).

Comentários

Comentários