Receita Federal apreende R$ 1 milhão em mercadorias em Capão da Canoa
A operação teve como objetivo a realização de fiscalizações em estabelecimentos comerciais na cidade litorânea com suspeita de comercialização de mercadorias estrangeiras que ingressaram de forma irregular no país, configurando, em tese, a prática dos crimes de contrabando e descaminho, sonegação fiscal e pirataria.
Os produtos com suspeita de irregularidades foram levados aos depósitos da Receita Federal. E, após confirmado o ilícito tributário, aplicar-se-á a pena de perdimento, bem como representação fiscal para fins penais em nome dos responsáveis, a ser encaminhada ao Ministério Público Federal.
Foram retidos diversos tipos de mercadorias, entre vestuários, calçados e bolsas, a maioria delas piratas; e, fiscalizados 07 estabelecimentos, com apreensão total de, aproximadamente, 380 volumes, que lotaram dois caminhões, em um valor estimado de cerca de R$ 1 milhão. A operação de âmbito local contou com a participação de 65 servidores da Receita Federal do Brasil e apoio do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal.
A Operação Marco Pólo III é parte integrante da Operação Fronteira Blindada da Receita Federal que vem se desenvolvendo e combatendo o contrabando, o ingresso irregular de mercadorias e a pirataria no país desde 2012.