Educação

Recuperação de aulas na rede estadual será decidida na próxima semana

A recuperação das aulas na rede pública estadual, por causa do adiamento do retorno de férias em 14 dias, como medida de prevenção à gripe A (H1N1), será discutida em reunião na próxima semana. “Pelos primeiros cálculos, será possível terminar o ano letivo ainda em 2009”, diz a secretária da Educação, Mariza Abreu. Outros três estados também adotaram a mesma medida tomada pelo governo gaúcho para proteger os estudantes: Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. “Evitar aglomerações dentro de escolas neste período em que a previsão indica como de muito frio pode diminuir temporariamente a velocidade de transmissão do vírus”, afirma o secretário da Saúde, Osmar Terra.

Como medida preventiva ao contágio da gripe A, o governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (29), a prorrogação das férias escolares na rede pública estadual. Em entrevista coletiva no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), os secretários Osmar Terra e Mariza Abreu comunicaram que os estudantes voltarão às aulas no dia 17 de agosto. Anteriormente, o retorno estava previsto para o dia 3. No Rio Grande do Sul, são 2.604 instituições estaduais, que atendem cerca de 1,2 milhão de alunos.

A prorrogação das férias foi decidida em reunião do Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia Influenza A, instituído por decreto pela governadora Yeda Crusius, para reforçar as medidas de proteção e informação aos gaúchos sobre a doença. A recomendação do Comitê estende-se para toda a rede de ensino do Rio Grande do Sul, e cabe a cada instituição decidir sobre o adiamento da retomada das atividades. Os alunos da rede estadual entraram em férias dia 22 de julho.

Comentários

Comentários