Educação

Rede municipal de ensino desenvolve hortas escolares em Torres

A merenda das escolas da rede municipal de ensino de Torres está contando com uma grande aliada desde o ano passado. É que a Secretaria de Municipal de Educação aderiu ao projeto Hortas Escolares, do Governo Federal. O objetivo é intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos com base no entendimento de que é possível, por meio das hortas escolares, incorporarem uma alimentação nutritiva, saudável e sustentável. O projeto também se justifica pelo fato de existirem no Brasil a fome, a desnutrição e inúmeras enfermidades produzidas por uma alimentação excessiva ou inadequada.

Atualmente cinco escolas de ensino fundamental e três de educação infantil desenvolvem o projeto, através da produção de verduras, temperos e árvores frutíferas. Os alunos participam de todos os procedimentos, que vão desde o plantio até colheita. Isto permite o contato das crianças com a terra enquanto base produtiva, além do desenvolvimento de conceitos relativos à sustentabilidade e à ecologia. A horta escolar ainda favorece a inserção da educação alimentar e nutricional no currículo da escola, além do respeito à diversidade cultural e à preferência alimentar do município.

O projeto também estimula práticas escolares dinâmicas e relacionadas à realidade social dos estudantes. O trabalho dos alunos, além de aplicado na merenda, é revertido em ações na sala de aula em todas as disciplinas.

Comentários

Comentários