Geral

Resultado do Concurso Cidade Mais Florida sairá em abril

O Concurso Cidade Mais Florida, do Programa Estruturante Nossas Cidades do Governo do Estado, teve encerrada sua primeira fase, com as avaliações técnicas dos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí, realizadas na quarta-feira (30). No total são 23 municípios que participaram do processo e foram visitados pela organização. No mês de abril, serão definidos e divulgados os três primeiros colocados. Instituído pela governadora Yeda Crusius, o concurso premiará o município que melhor contribui para embelezar e valorizar os espaços públicos.

Santo Antônio da Patrulha, representante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), é um dos quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul com colonização basicamente de origem açoriana. A cidade é dividida por duas bacias hidrográficas: bacia do Rio Gravataí, cuja nascente localiza-se no banhado do Chicolomã, sendo alimentada por dois arroios que cortam a área urbana; e a bacia do Rio dos Sinos, que corta o município com suas águas, utilizadas para agricultura e pecuária.

A responsável pelo departamento urbano, Ângela Rangel, destaca a preocupação contínua com o visual da cidade. “A imagem de uma cidade limpa, florida, e bem cuidada colabora com a auto-estima dos habitantes”, definiu Ângela.

Sálvia e calêndula

Tramandaí, representante da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amilinorte), deve seu nome ao Rio Tramandaí. Foi nas margens dele, com ranchinhos de palha, que os pequenos pescadores erguiam teto para a temporada de pesca. Devido à abundância do pescado, logo passaram a fixar residência, tornando a pequena vila em um conhecido Balneário.

Para o cultivo de flores, o município mantém um horto municipal que produz anualmente cerca de 120 mil mudas. De acordo com o prefeito, Anderson Hoffmeister, a manutenção é diária, além de um hábito imprescindível da prefeitura. “Estamos muito contentes de mostrar nosso trabalho. Uma cidade florida representa incentivo ao turismo, torna a cidade mais agradável. Quem não gosta de flores?”, questiona o prefeito. Pelas ruas do município litorâneo, notam-se flores como sálvia, traget, amor-perfeito, boca-de-leão e calêndula.

Entre os critérios de escolha dos vencedores, estão o impacto visual, localização estratégica, originalidade, estado fitossanitário das plantas, características regionais das espécies, perenidade das espécies, ações ambientais que o município desenvolve e integração dos jardins nas práticas de educação ambiental.

Comentários

Comentários