Retaliação brasileira preocupa empresários americanos
Segundo informações da BBC Brasil, a associação de manufatureiros americanos já está procurando os parceiros comerciais no Brasil para buscar saídas para o aumento do Imposto de Importação, que foi autorizado ontem (9) pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Inicialmente, a Camex aprovou uma lista com 222 produtos que serão sobretaxados, mas a relação ainda pode ter acréscimos até o dia 1º de março, quando a câmara decidirá, finalmente, quais os itens que sofrerão as sanções. O Brasil foi autorizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) a retaliar os Estados Unidos em US$ 560 milhões após sete anos de discussões por causa dos subsídios americanos aos produtores de algodão.
Os industriais americanos reclamam que estão sofrendo os reflexos de um problema provocado pelo setor agrícola e se preocupam com a possibilidade de outras áreas serem afetadas indiretamente com a retaliação brasileira, como as de serviços e propriedade intelectual.
Segundo a BBC, a estratégia dos empresários dos Estados Unidos é buscar o apoio dos parceiros no Brasil. Os americanos estão procurando lembrar aos brasileiros que eles terão aumento de custos na importação dos produtos de seu país ou terão que buscar outros fornecedores.