Rio Grande do Sul registra queda nos índices de criminalidade
Os demais indicadores também mostraram quedas significativas. Os únicos que aumentaram foram posse e tráfico de entorpecentes, o que também é positivo já que são ocorrências que derivam de ações da polícia.
“Já havia uma tendência de queda, mas os números superaram as nossas expectativas”, ressalta o secretário de segurança, Airton Michels. A avaliação de Michels é de que a melhora no policiamento preventivo e a implementação de ações do Pronasci são os principais fatores de diminuição da violência.
Nas próximas semanas, o Governo do Estado irá implementar o Proesci, Programa Estadual de Segurança com Cidadania. A ação visa qualificar, aparelhar e integrar as polícias, valorizar os servidores da segurança e ampliar as ações preventivas, por meio do policiamento comunitário e de políticas públicas voltadas para adolescentes e jovens.
A Secretaria já finalizou o programa que irá receber contribuições dos demais integrantes do Governo. Mesmo sem o lançamento oficial, algumas ações já estão em andamento. “Nossa atuação na área da segurança pública não é apenas com recursos, que são importantes. Estamos trabalhando articulado com os municípios e o Governo Federal e integrando todos os envolvidos com o tema”, destaca o governador Tarso Genro.