Policial

Rio Grande do Sul registra queda nos índices de criminalidade

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam queda nos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul em 2011. Os homicídios, por exemplo, registraram uma redução  de 18,9% em comparação ao primeiro trimestre de 2010, quando foram contabilizados 497 casos. De janeiro a março deste ano foram 403 assassinatos.

Os demais indicadores também mostraram quedas significativas. Os únicos que aumentaram foram posse e tráfico de entorpecentes, o que também é positivo já que são ocorrências que derivam de ações da polícia.

“Já havia uma tendência de queda, mas os números superaram as nossas expectativas”, ressalta o secretário de segurança, Airton Michels. A avaliação de Michels é de que a melhora no policiamento preventivo e a implementação de ações do Pronasci são os principais fatores de diminuição da violência.

Nas próximas semanas, o Governo do Estado irá implementar o Proesci, Programa Estadual de Segurança com Cidadania. A ação visa qualificar, aparelhar e integrar as polícias, valorizar os servidores da segurança e ampliar as ações preventivas, por meio do policiamento comunitário e de políticas públicas voltadas para adolescentes e jovens.

A Secretaria já finalizou o programa que irá receber contribuições dos demais integrantes do Governo. Mesmo sem o lançamento oficial, algumas ações já estão em andamento. “Nossa atuação na área da segurança pública não é apenas com recursos, que são importantes. Estamos trabalhando articulado com os municípios e o Governo Federal e integrando todos os envolvidos com o tema”, destaca o governador Tarso Genro.

Comentários

Comentários