Rio Grande do Sul sediará cinco jogos da Copa 2014
Apesar de não sediar jogos da Copa das Confederações, torneio que se realizará um ano antes, em 2013, os responsáveis pelo do Mundial no Rio Grande do Sul seguem mobilizados para garantir o sucesso de Porto Alegre e do Estado no evento. “Vamos trabalhar ainda mais para fazer do Rio Grande do Sul a melhor sede da Copa 2014”, afirmou o secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe.
Já o coordenador executivo do CGCopa Carlos Eugênio Simon, destacou que todos os esforços foram feitos. “Agora, o evento para o qual estamos credenciados e vamos fazer com todo sucesso é a Copa de 2014”, completou. A secretária do Turismo, Abgail Pereria, lamentou o fato da Copa das Confederações não ser realizada em território gaúcho RS, o que significa perda para o setor. No entanto, ressaltou a necessidade de haver um esforço redobrado para que os jogos da Copa do Mundo ocorram da melhor maneira possível no Estado, atraindo turistas e divisas para do RS.
A qualidade e garantia de bons estádios é a principal exigência da FIFA para sediar os jogos. Diferentemente dos outros estados, o estádio oficial da Copa do Mundo, em Porto Alegre, é privado. O Governo do Estado, prefeitura e parlamentares gaúchos cumpriram seus compromissos, criando as condições para que ocorresse o acerto entre o Sport Club Internacional e a Andrade e Gutierres, empresa responsável pela reforma do Beira-Rio. Porém, o clube e a empresa ainda não assinaram o contrato. A previsão é que o acordo seja selado nas próximas semanas.
Os investimentos do Governo do Estado visando à Copa do Mundo em áreas como infraestrutura, saúde e segurança, estão em andamento e dentro do cronograma previsto para que o Rio Grande do Sul esteja preparado para receber o maior evento esportivo do mundo.