RS atinge o índice de 99,45% em ligações de água com medidores
Nos últimos três anos, o Governo do Estado, por meio da Corsan, instalou 1.005.355 hidrômetros em todo o Rio Grande do Sul, incluindo substituição de aparelhos antigos e novas ligações. Com isso, a empresa cumpriu o seu compromisso com o Ministério Público de Defesa do Consumidor, atingindo o índice de 99,45% das ligações com medidores. Relatório nesse sentido foi entregue pelo diretor-presidente da Corsan, Luiz Zaffalon, aos promotores Alcindo Luiz Bastos da Silva Filho e Rossano Biazus nessa quinta-feira (23).
Zaffalon lembra que, em 2007, o índice de medição era de 77,28% e que houve a necessidade de realizar um novo pacto junto ao Ministério Público para que, até o final de 2010, todas as ligações estivessem com o medidor instalado. Ele comemora ter alcançado essa meta antes do prazo estabelecido, o que era um compromisso de Governo junto ao MP, a Agergs e aos próprios usuários da Corsan.
Diferentemente da maioria das empresas prestadoras de serviços, a Corsan adota a tarifa-consumo, ou seja, o usuário da companhia não paga uma tarifa mínima fixa, mas por cada mil litros de água consumidos. “Isso representa o respeito ao consumidor gaúcho, que tem assegurada a cobrança pela água efetivamente utilizada”, ressalta o dirigente da Corsan.