Santo Antônio irá homenagear Caldas Junior durante o ano
Santo Antônio da Patrulha irá homenagear durante o ano de 2009, um ilustre personagem da história gaúcha, que viveu parte sua infância, neste município: Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior.
Numa iniciativa do Executivo Municipal, através das Secretarias de Educação, de Cultura, Turismo e Esportes e da Fundação Museu Antroplógico Caldas Júnior, o projeto “Resgate da História Patrulhense: Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior,” foi elaborado com o objetivo de aproximar a comunidade patrulhense da fascinante trajetória do fundador do Jornal Correio do Povo. Caldas Júnior é considerado um marco divisor na imprensa do Rio Grande do Sul.
Caldas Júnior veio ainda criança para Santo Antônio da Patrulha e residiu na casa onde hoje é o Museu Antropológico do município. A presidente do museu, Valquíria Abreu de Oliveira diz que atualmente as escolas e materiais disponíveis sobre essas histórias não conseguem atingir o dia a dia escolar: “os alunos estão distantes de sua própria história e consequentemente de sua identidade com o município.” Valquíria explica que por este motivo o projeto visa ações efetivas junto às escolas buscando despertar no aluno o interesse pelo estudo do patrimônio histórico e cultural de sua cidade.
Os organizadores deste projeto estão contando, desde sua fase inicial, com a valorosa contribuição de dois profissionais que conheceram de perto a história de Caldas Júnior: o jornalista e escritor Walter Galvani, e o jornalista Armando Burd, (ambos trabalharam na Companhia Jornalística Caldas Júnior).
Galvani é autor de diversas obras, dentre elas, o livro Um Século de Poder, que conta a história do Correio do Povo. Eles estiveram no município no início deste mês, durante o evento de abertura do ano letivo, quando Galvani palestrou sobre a vida e a obra de Caldas Júnior para centenas de professores. Galvani e Burd estiveram novamente em Santo Antônio, na tarde desta terça-feira participando da reunião que teve como pauta a conclusão do projeto, com a apresentação do cronograma com término previsto para dezembro de 2009.
Também participaram da reunião o prefeito Daiçon Maciel da Silva, o secretário de Cultura Turismo e Esportes, a historiadora Lezia Figueiredo e a artista plástica Maria da Graça Ourique.