Geral

Santo Antônio receberá Rua da Cidadania

Santo Antônio da Patrulha foi contemplado com o projeto do Governo do Estado, Rua da Cidadania. Com data já marcada para o dia 26 de setembro e visando colocar o Estado mais próximo do cidadão, o projeto disponibilizará ampla estrutura de serviços gratuitos a comunidade, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio de diversas entidades do município.

O local escolhido foi a Av. Afonso Porto Emerim, no trecho entre a Lojas Colombo e o Semáforo.

Em reunião na manhã desta quarta-feira (02/09), o Secretário Executivo do Comitê de Ação Solidária, do Gabinete da Governadora, Gilson Rocha de Oliveira, fez uma explanação sobre o funcionamento do evento a representantes de diversas instituições patrulhenses que atenderam ao chamado do Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva.

Participaram do encontro, além da equipe do Comitê de Ação Solidária, o presidente da Câmara de Vereadores Adelino Stecanela, o vice-prefeito, Armindo Ferreira de Jesus, o Capitão Delamar Flebe, a Delegada da 18ª Coordenadoria de Saúde, secretários municipais, representantes da ACISAP, Sine, Conselho Municipal da Educação, Cartórios, Poder Judiciário, entre outros.

Oliveira explicou que o evento tem uma característica regional e que moradores de municípios vizinhos também podem participar. Trata-se de um programa para toda a família, com serviços que envolvem a emissão de documentos, tais como Carteira de Identidade, CPF, Seguro Desemprego, Carteira de Artesão e 2ª via da Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Casamento, além de diversos serviços na área da saúde, como exames oftalmológicos, verificação de pressão arterial, dentre outros.

A área da educação ambiental, inclusão digital, educação para o trânsito também será trabalhada neste dia. Uma arena será montada na rua para apresentações culturais, valorizando os talentos locais e um programa de recreação da Corsan, garantirá a diversão para os pequenos durante todo o dia. “É fantástico, quando tratamos do assunto em reuniões é difícil mensurar a dimensão deste projeto e quem ganha realmente é o município,” relatou o secretário Gilson.

A Rua da Cidadania acontece desde 2008. Santo Antônio irá sediar a 15ª edição do evento. Cerca de 150 profissionais são deslocados para a realização dos serviços e mais de R$ 300 mil investidos no projeto. Na última edição, em Frederico Wesphalen, só na produção de Carteiras de Identidade, foram confeccionadas 300 unidades e no total, 10 mil atendimentos foram concluídos.

O prefeito recebeu a notícia com muita alegria: “Dentre os 496 municípios, ver Santo Antônio selecionado é uma honra. Ações parecidas são desenvolvidas aqui no município, como a Ronda da Cidadania e a Caravana da Cidadania, mas agora teremos uma estrutura muito maior, com melhores condições de atender a população”.

A estrutura deve chegar e começar a ser montada em Santo Antônio na quarta-feira (23/09), três dias antes do evento.

Comentários

Comentários