São Paulo tem o 6º pior trânsito do mundo, aponta pesquisa - Litoralmania ®
Variedades

São Paulo tem o 6º pior trânsito do mundo, aponta pesquisa

A cidade de São Paulo ficou atrás apenas de outras cinco – Pequim (China), Cidade do México (México), Joanesburgo (África do Sul), Moscou (Rússia) e Nova Déli (Índia) – em uma pesquisa sobre o pior trânsito em 20 locais do mundo. A capital paulista aparece em sexto lugar na primeira edição da pesquisa IBM Commuter Pain (Sofrimento dos Usuários do Transporte, em tradução livre) que entrevistou 8.192 motoristas. As informações são da BBC Brasil.

Em São Paulo, 61% dos entrevistados disseram que o trânsito está “um tanto” ou “muito” pior nos últimos três anos, tornando a cidade uma das mais problemáticas do mundo, segundo a IBM. A empresa de informática informou que os resultados da pesquisa serão usados na busca de soluções para a administração do tráfego, como pedágios automáticos, previsões de congestionamento em tempo real e planejamento inteligente de rotas.

Para a a maioria dos entrevistados, o trânsito piorou nos últimos três anos. A cidade com pior tráfego é a capital chinesa, Pequim, depois vem a Cidade do México, Joanesburgo, Moscou, Nova Déli e São Paulo.

A pesquisa mostrou ainda que as cidades com as melhores condições de trânsito são Estocolmo, na Suécia, depois Melbourne, na Austrália. No estudo foram considerados o tempo gasto no transporte e em congestionamentos, se o trânsito piorou, se dirigir causa estresse e se os problemas no tráfego afetam o trabalho.

Dos 8.192 motoristas ouvidos, 31% já passaram pela situação de simplesmente desistir de ir ao trabalho e voltar para casa por causa do trânsito. Em Moscou, na Rússia, motoristas relataram congestionamentos de cerca de duas horas e meia como os piores que enfrentaram nos últimos três anos.

Para os moradores de Pequim, problemas de trânsito afetam a saúde. Com uma classe média em rápido crescimento, o número de novos carros registrados nos primeiros quatro meses de 2010 em Pequim subiu 23,8%, segundo o serviço municipal de impostos. Mas 48% dos entrevistados da cidade afirmam que o trânsito melhorou nos últimos três anos, o que reflete importantes iniciativas para melhorar o sistema de transporte da cidade de acordo com a pesquisa.

Comentários

Comentários