Vida & Saúde

Saúde é a demanda mais votada na Participação Popular e Cidadã em Osório

O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede do Litoral Norte já contabilizou os votos da Participação Popular e Cidadã que elegeu no dia 4 de julho, através de votação, as prioridades que a população gostaria que fossem atendidas pelo Governo do Estado.

A estimativa é os recursos destinados ao litoral para as demandas da consulta popular sejam de seis milhões de reais para 2013.

A demanda mais votada entre dez opções foi “Saúde: gestão, financiamento e infraestrutura do SUS”.

O município de Osório, entre os demais do litoral, foi o que apresentou o maior número de votantes com 5.729 pessoas, em que 4.803 votaram manualmente e outras 926 pela internet.

Depois da saúde, as demandas mais votadas foram: 2º lugar – Educação: qualificação e infraestrutura de escolas de educação básica e profissional; 3º lugar – Segurança: prevenção e repressão da criminalidade; 4º lugar – Educação: qualificação e modernização tecnológica.

Já entre as demandas estratégicas o 1º lugar ficou com o Hospital Regional, com 26.551 votos no litoral, seguido de Dois Caminhões Tanque para Bombeiros e em 3º lugar Ceasa Regional.

Em todo o Estado, 422 projetos foram votados, de acordo com as definições dos debates realizados nos 28 Coredes.

A Votação de Prioridades é uma das etapas finais do ciclo de debates sobre o Orçamento do Estado 2013.

O Orçamento Estadual é elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e deve ser encaminhado pelo Governador do Estado à Assembleia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Projeto de Lei Orçamentária Anual.

Comentários

Comentários