Vida & Saúde

Saúde realiza barreiras sanitárias e apreende alimentos no Litoral

O governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, realizou, nesta quarta-feira (16), uma barreira sanitária surpresa em comércios de alimentos em Capão da Canoa. O objetivo foi inspecionar a procedência e a qualidade da conservação dos produtos armazenados.

Em uma ação dos técnicos da Vigilância Sanitária da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, com apoio do Ministério Público (MP) e dos municípios, foram inspecionados comércios de alimentos, onde houve apreensão de 100 quilos de peixes e camarões, 95 quilos de empanado, 51 quilos de carne e 18 quilos de pizzas fora de refrigeração.

Nessa terça-feira (15), os técnicos fizeram inspeção em estradas do Litoral, onde foram inspecionados 125 veículos, dos quais dez foram autuados por falta de licença para transporte de alimentos ou por carregarem produtos em temperatura inadequada. Foram inutilizados 118 quilos de margarina e requeijão.

De acordo com a delegada da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, Maria Beatriz Bolzan, a população deve tomar cuidado com o consumo de alimentos à beira da praia. O produto tem que estar bem armazenado e em temperatura adequada. Além de observar essas condições, é preciso estar atento também para o prazo de validade dos alimentos.

“São comuns irregularidades nas instalações de comércio de alimentos nas calçadas para venda de churrasquinho, sorvete expresso e crepe. Elas costumam não apresentar as condições exigidas, como água tratada, pia de lavagem das mãos e/ou materiais de higiene dos utensílios”, alerta a delegada. As barreiras continuarão ser realizadas durante todo a Operação Verão Legal RS.

Comentários

Comentários