Saúde, Segurança Pública e Educação são as prioridades para investimentos no Estado
Na sequência apareceram as áreas de Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Econômico; Turismo, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; Desenvolvimento Urbano e Saneamento; Irrigação; Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Equidade de Gênero; Educação Superior; infraestrutura e Logística; Cultura e Inclusão Digital e Combate à violência no Trânsito.
Após a realização das audiências, o ciclo de debates segue sua agenda de ações. Em maio, acontece a segunda fase do programa por meio das Assembleias Municipais, abrindo o processo de diálogos nos 496 municípios gaúchos.
Segundo o diretor adjunto do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Nelson Cúnico, as assembleias são a fase mais popular do ciclo de debates. “Este é o momento onde as pessoas, de um modo geral, participam mais e onde existe mais integração de todos os segmentos sociais. É onde se constroem as demandas, efetivamente, em cada uma das regiões para elaboração da cédula de votação. O pleito ocorre em 4 de julho. Este ano, a votação geral será aberta a todas as pessoas de forma presencial por meio de urna e também por eletrônico” afirmou. A agenda de discussões está disponível no Portal da Participação em www.participa.rs.gov.br.
Ciclo de debates do Orçamento 2013
Abril: Audiências Públicas Regionais (28 regiões) – Encerradas
Maio: Assembleias Públicas Municipais (todos os municípios)
Junho: Fórum Regional dos Delegados (28 regiões)
Julho: Votação de Prioridades em todo o Estado, no dia 4 (voto presencial e via internet)
Agosto: Fórum Estadual dos Delegados eleitos nas etapas municipais