Geral

Saúde, Segurança Pública e Educação são as prioridades para investimentos no Estado

As áreas da Saúde, Segurança Pública e Educação foram as mais votadas durante a realização das Audiências Públicas Regionais, primeira fase do ciclo de debates sobre o Orçamento 2013 que ocorreram em 28 regiões do Estado, no mês de abril. De um total de quinze áreas, dez foram votadas pela população gaúcha como prioridade para cada região.

Na sequência apareceram as áreas de Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Econômico; Turismo, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; Desenvolvimento Urbano e Saneamento; Irrigação; Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Equidade de Gênero; Educação Superior; infraestrutura e Logística; Cultura e Inclusão Digital e Combate à violência no Trânsito.

Após a realização das audiências, o ciclo de debates segue sua agenda de ações. Em maio, acontece a segunda fase do programa por meio das Assembleias Municipais, abrindo o processo de diálogos nos 496 municípios gaúchos.

Segundo o diretor adjunto do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Nelson Cúnico, as assembleias são a fase mais popular do ciclo de debates. “Este é o momento onde as pessoas, de um modo geral, participam mais e onde existe mais integração de todos os segmentos sociais. É onde se constroem as demandas, efetivamente, em cada uma das regiões para elaboração da cédula de votação. O pleito ocorre em 4 de julho. Este ano, a votação geral será aberta a todas as pessoas de forma presencial por meio de urna e também por eletrônico” afirmou. A agenda de discussões está disponível no Portal da Participação em www.participa.rs.gov.br.  

Ciclo de debates do Orçamento 2013
Abril: Audiências Públicas Regionais (28 regiões) – Encerradas
Maio: Assembleias Públicas Municipais (todos os municípios)
Junho: Fórum Regional dos Delegados (28 regiões)
Julho: Votação de Prioridades em todo o Estado, no dia 4 (voto presencial e via internet)
Agosto: Fórum Estadual dos Delegados eleitos nas etapas municipais

Comentários

Comentários