Seapa apreende mais de uma tonelada de alimentos sem procedência sanitária
Desde o dia 15, quando começou a operação, até esta segunda-feira (19), já foram realizadas 14 barreiras sanitárias, totalizando 621 veículos vistoriados e 22 autos de infração emitidos. O número de propriedades vistoriadas chegou a 16, sendo dez no Litoral Norte e seis no Litoral Sul.
No litoral sul, em operação conjunta da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e Polícia Rodoviária Federal, na BR-392, trecho entre Rio Grande e Pelotas, foram apreendidos 800 quilos de produtos – carne, embutidos e laticínios – sem procedência sanitária e sem refrigeração adequada.
No Litoral Norte, dois estabelecimentos clandestinos foram interditados e outros foram autuados por realizar a comercialização de carnes e queijos sem inspeção no varejo. O objetivo da Operação é evitar que sejam comercializados no litoral produtos de má qualidade ou sem as condições sanitárias mínimas.
O diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, veterinário Eraldo Marques, explica que o objetivo é reforçar as medidas preventivas na região. “A fiscalização desenvolvida pela Secretaria da Agricultura buscar garantir qualidade de vida aos moradores do Litoral e aos que para lá se deslocam durante o veraneio”, disse.
De acordo com o veterinário Rodrigo Nestor Etges, do Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito do Departamento de Defesa Agropecuária, os estabelecimentos estão sendo re-vistoriados e muitos deles já se regularizaram, como é o caso do município de Osório. “Isso revela que está aumentando o grau de conscientização entre os comerciantes e produtores. Isso é muito bom, especialmente para a saúde pública”, afirmou.