Vida & Saúde

Secretaria da Saúde orienta veranistas sobre combate à dengue

Na beira da praia de Capão da Canoa, técnicos da vigilância sanitária do Estado e do município orientam os veranistas sobre medidas de combate à dengue, neste sábado (21). Iniciativa do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a ação itinerante já passou por Torres e mantém um roteiro pelas praias mais movimentadas do Litoral Norte e Sul até o carnaval, sempre aos finais de semana.

Além de materiais informativos sobre os sintomas e como evitar focos do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), também são distribuídos abanadores, viseiras e jogos de memória com dicas sobre o tema.

A chefe do Núcleo de Vigilância Sanitária da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange os municípios do Litoral Norte, Anne Marth, explica que um público-alvo importante da ação são os veranistas que têm casa na praia, mas moram em outra cidade. “Como esta residência fica fechada durante boa parte do ano, inacessível para os agentes de combate à dengue, é fundamental que esses veranistas atentem para os cuidados básicos para evitar os focos do mosquito, como por exemplo deixar vaso sanitários tampados, caixas d'água e piscinas cobertas, além de limpas e tratadas”.

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária de Capão da Canoa, Jucelda Nunes, a parceria do Governo do Estado nas ações de verão, quando a população da cidade aumenta significativamente, é muito bem vinda. “É muito importante a presença da Secretaria Estadual da Saúde aqui, inclusive para complementar a equipe e a estrutura da vigilância do município”, afirma, citando como exemplo, além da ação da dengue, o reforço dado pelo setor de vigilância de alimentos do CEVS, na última semana, em fiscalizações de grandes estabelecimentos como supermercados e redes de restaurantes.

O Verão sem Dengue, que integra o programa Verão Numa Boa do Governo do Estado, inclui ainda o repasse de R$ 2,4 milhões para 120 municípios em recursos extras. O investimento prioriza os municípios que apresentam infestação pelo mosquito transmissor, além do litoral, balneários e fronteira.

Comentários

Comentários