Secretaria renova cedência de máquina para desassoreamento do Rio Mampituba
O contrato de cedência de uma escavadeira hidráulica para o município de Mampituba foi renovado até março. A máquina foi emprestada em dezembro do ano passado pelo Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP). No entanto, devido à urgência pelo desassoreamento do Rio Mampituba, principal ponto turístico do município, fez-se necessário a sua permanência no local.
O desassoreamento consiste em retirar do fundo do rio, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, é possível aumentar a vazão do rio e evitar enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas, como as registradas em Mampituba em 1974, 1995 e 2007. Conforme a prefeita em exercício, Ana Maria Borges Martins, a obra é importantíssima para a segurança da população.
As pequenas enxurradas também fazem com que a cidade fique isolada e sem acesso principalmente a Torres e Praia Grande. Em outro momento a SOP auxiliou a prefeitura com o envio de caminhões caçamba. O equipamento é também utilizado para a extração de material para aterro da área onde será construído o estádio municipal de futebol.