Secretarias municipais de Saúde fiscalizam prevenção da gripe A em bares e restaurantes
Com o intuito de prevenir a disseminação do vírus transmissor da gripe A (H1N1) na área de exposição de alimentos preparados em bares e restaurantes, os serviços de vigilância sanitária dos municípios passam a fiscalizar a correta aplicação dos procedimentos. A determinação veio por meio de portaria, publicada no Diário Oficial do Estado em 22 de junho. Conforme Rosângela Sobieszczanski, da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, caberá às localidades estabelecer prazos junto aos serviços.
A portaria define que os serviços de alimentação devem ser dotados de lavatórios para os clientes, exclusivos para higiene das mãos, em lugares estratégicos e em número suficiente, equipados com torneira, sabonete e álcool 70% ou outro produto antisséptico. Os manipuladores dos alimentos devem ser afastados quando apresentarem algum sintoma relacionado com gripe, como tosse, espirro, coriza, dor de garganta e outros, a fim de não contaminarem o alimento preparado.
Os prestadores de serviços que manipulam alimentos preparados em bufê ou similares devem adotar balcão de distribuição com tampas para evitar a contaminação do alimento preparado, além da desinfecção e disposição dos utensílios de uso coletivo e individual.