Secretário confirma federalização dos trechos da RSC-470 e RSC-101
O titular da Seinfra destacou o empenho do Estado nesta pauta, que vem sendo debatida junto ao Ministério dos Transportes desde o início de 2011.
“Estamos vivendo um momento histórico”, comemorou Beto, ao afirmar que, nos próximos dias, um projeto de lei autorizando a transferência será enviado à Assembleia Legislativa do RS. “Queremos agilizar o processo para que a União assuma estes trechos o mais rápido possível”, ressaltou Beto.
O superintendente do DNIT pretende concluir todo o processo de absorção ainda em 2012. “A intenção é de superar os entraves burocráticos e poder atuar nestes trechos no primeiro semestre de 2013”, disse Casa.
Até o DNIT concluir a absorção, o Estado seguirá administrando as rodovias. “Não vamos deixar essas duas rodovias abandonadas, sendo que seguiremos trabalhando normalmente nelas até a conclusão do processo”, concluiu Beto, ao destacar a obra de asfaltamento do acesso a André da Rocha e a restauração do trecho entre Veranópolis e Nova Araçá, ambos na RSC-470, além da execução do projeto de duplicação da rodovia, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
Confira os trechos que passarão a ser de responsabilidade do DNIT:
RSC-470
68,6 km (km 9,7 ao km 78,3) – Entrada da ERS-208/343 (Barracão) / Entrada da BR-285 (Lagoa Vermelha)
14,7 km (km 91,4 ao km 106,1) – Entrada da BR-285 (Barretos) / Vila Turvo
204,4 km (km 135,2 ao km 339,6) – André da Rocha / Entrada da ERS-244 (Triunfo)
1,7 km (km 468,7 ao km 470,4) – Entrada da ESR-350 (Camaquã) / Entrada BR-116 (trecho municipal)
RSC -101
40,2 km (km 88,7 ao km 128,9) – Entrada da BR-290 (Osório) / Entrada da ERS-040 (Capivari do Sul)
28,6 km (km 252,5 ao km 281,1) – Mostardas / Tavares
35,3 km (km 375,4 ao km 410,7) – Estreito / São José do Norte