Educação

Secretário da Educação visita escolas de Santo Antônio da Patrulha e Osório

Foto: Evandro Oliveira
Foto: Evandro Oliveira

O secretário da Educação, Vieira da Cunha, esteve nesta quarta-feira (27) nos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Osório, no Litoral Norte. Ao lado do coordenador da 11ª CRE, Gil Davóglio, e do deputado estadual Ciro Simoni, Vieira visitou três escolas e ouviu as demandas de professores, pais e alunos.

O roteiro começou por Santo Antônio da Patrulha, com uma visita à Escola Estado do Espirito Santo. Recentemente, recursos na ordem de R$ 349 mil foram empenhados pela Secretaria da Educação para reformas no forro, partes elétrica e hidráulica, entre outras melhorias. O processo tramita atualmente na Secretaria de Obras Públicas, Saneamento e Habitação, que deverá assinar em breve a ordem de início.

Em seguida, o grupo foi até o Instituto de Educação Santo Antônio, também em Santo Antônio da Patrulha. A diretora Eli Maria Decken apresentou as principais necessidades do educandário, que são o reparo da rede elétrica e o cercamento do pátio.

No fim da manhã, em Osório, Vieira visitou o CIEP Milton Pacheco. A escola enfrenta problemas com a violência no ambiente escolar e arredores. O secretário apresentou aos professores e funcionários as políticas públicas da Seduc para o enfrentamento à violência e a favor da cultura da paz, como os Núcleos de Transformação de Conflito, na qual professores da rede recebem formação específica para mediar as situações que ocorrem no cotidiano das escolas, e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves).

“As Cipaves atuam com uma visão de comunidade, envolvendo outras instâncias, como Defensoria Pública, Ministério Público e Conselho Tutelar”, explicou Vieira, que se comprometeu em implantar pessoalmente a Cipave no CIEP de Osório.

Em 2015, a Secretaria da Educação trabalhará na implantação e reimplantação de 100 Cipaves, nas escolas públicas estaduais localizadas, preferencialmente, em áreas de vulnerabilidade social. O objetivo é diagnosticar as fragilidades no ambiente escolar para o planejamento de ações que visem à resolução dos problemas de forma viável e eficaz.

Roberto Witter

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