Vida & Saúde

Secretário da Saúde recebe diagnóstico sobre situação dos transplantes no Estado

Representantes do Ministério Público (MP), da ONG Via Vida, da Federação das Associações do Municípios do RS (Famurs), da Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entregaram, nesta segunda-feira (28), ao secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, um diagnóstico da situação dos transplantes do Estado.

O documento foi feito com base numa pesquisa aplicada em 67 hospitais credenciados gaúchos, e apontou dificuldades na logística, no cumprimento da legislação que regula o funcionamento das Comissões Intra-hopitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs), de treinamento, entre outros.

O promotor Francesco Conti lembrou que os profissionais da área médica são reconhecidos nacional e internacionalmente e destacou que o objetivo do MP é contribuir para que o Estado possa continuar salvando vidas.

O secretário Ciro Simoni lembrou que essa é uma das situações com que se deparou aqui no Estado e agradeceu a iniciativa, assumindo o compromisso de trabalhar para que o Rio Grande do Sul volte à posição de destaque.

“Reafirmamos o compromisso político de trabalhar para que o Estado retome o seu lugar no cenário nacional”, frisou. Ele antecipou, ainda, a vinda da coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Rosana Nothen, programada para esta terça-feira (29). “Vamos trabalhar junto com o Ministério da Saúde, examinando, passo a passo, a área de transplantes no Estado”, completou.

Participaram da audiência o promotor do MP, Francesco Conti, o coordenador da área da Saúde na Famurs, Leonildo Mariani, a diretora da ONG Via Vida, Lucia Elbern, o médico do HCPA, Clóvis Franciscone, representantes da FEE e o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Lobato.

Comentários

Comentários