Segurança cria projeto de lei para combater roubo de carro

Plataforma de Observação Elevada monitora as ruas - Foto: Divulgação SSP
Plataforma de Observação Elevada monitora as ruas - Foto: Divulgação SSP
Plataforma de Observação Elevada monitora as ruas – Foto: Divulgação SSP

A Secretaria da Segurança Pública e suas vinculadas trabalham em um projeto de lei que visa a combater o roubo de carros no estado. O projeto está sendo criado em parceria com Detran, Procuradoria Geral do Estado, além de órgãos municipais e será encaminhado à Casa Civil na próxima semana.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO) tenente-coronel Luiz Dulinski Porto, a nova lei permitirá investigar a procedência das peças roubadas administrativamente, fornecendo poder policial à fiscalização. ”Isso significa que poderemos dar um destino final às peças sem procedência, mesmo àquelas que não sejam objeto de crime”, afirma.

Segundo Porto, as duas leis vigentes, tanto a estadual quanto a federal, só permitem a atuação nas questões criminais, em peças objeto de crime, porém na maioria das ocorrências há problemas de destinação administrativa dessas peças. “O projeto propõe a abertura da possibilidade de fiscalizar e tomar providências com relação a elas”.

Dados do DGEO apontam que 60% dos carros roubados no Rio Grande do Sul são recuperados. Em média, de cada dez automóveis cinco são encontrados. Com a aprovação da nova lei pode aumentar os índices de recuperação de veículos e diminuir o roubo de veículos.

Cristiane Viegas

Comentários

Comentários