Seinfra apoia geração de energia elétrica a partir da casca de arroz
Acompanhado do diretor de Logística e Integração, Álvaro Woiciechoski, Beto Albuquerque destacou que a intenção é incluir as usinas na Resolução Normativa da 271/07 da Aneel, a exemplo dos empreendimentos que utilizam biomassa composta de resíduos sólidos urbanos ou biodigestores de resíduos vegetais ou animais.
“Atualmente já temos no Estado usinas que utilizam este processo, mas que não comercializam devido ao alto custo. Com a inclusão na resolução, a taxa de transmissão e distribuição é reduzida possibilitando que a energia elétrica gerada a partir da casca de arroz possa ser comercializada com competitividade”, disse. Além disso, segundo o secretário, com esta biomassa será possível agregar valor à cadeia produtiva de arroz e aumentar a capacidade de geração de energia elétrica renovável no RS, além de contribuir com a questão ambiental.
O diretor da Aneel disse que encaminhará o pleito ao Ministério de Minas e Energia para avaliação.
Também participaram do encontro a senadora Ana Amélia Lemos, o deputado federal Luiz Carlos Heinze, o deputado estadual Frederico Antunes e o presidente da Geradora de Energia Elétrica Alegrete (GEEA), Onélio Pilecco.