Semana começa com perigoso ciclone, grande onda de frio e chance de neve

Frio

A semana que começa será uma das de tempo mais extremo em meses.

Uma massa de ar frio de forte intensidade e um poderoso ciclone na costa do Sul do Brasil.

Segundo a MetSul, O ciclone é que vai impulsionar o ar mais gelado pelo interior do continente, trazendo temperatura muito abaixo do normal em vários estados com frio atípico para maio no Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil enquanto no Sul o frio, embora intenso, não pode ser considerado histórico pelas referências de outros episódios de frio na histórica recente da região nesta época do ano.

O ciclone, por sua vez, vai fugir muito ao que se costuma observar na região Sul pela sua trajetória, do mar para o continente, e pela sua intensidade, com um centro de baixa pressão muito mais profundo que o habitual atuando na costa da Região Sul.

O Rio Grande do Sul vai ser o estado mais afetado com rajadas intensas e mesmo extremamente fortes em algumas áreas, ainda de acordo com a MetSul.

A interação da circulação ciclônica com o ar muito frio pode trazer precipitação invernal (neve ou chuva congelada) nos três estados do Sul, especialmente em cidades com cotas de altitude acima de mil metros e em pontos elevados.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários