Geral

Semana do Meio Ambiente começa com inauguração em Osório

Com a presença da diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam, Ana Maria Pellini, que representou o secretário do Meio Ambiente, Otaviano de Moraes, foi inaugurado nesta terça-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica, em Osório, a sede do 1º Pelotão do 1º Batalhão do Comando Ambiental da Brigada Militar, o quinto prédio construído no Estado com recursos do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW Entwicklungsbank.. A solenidade teve a presença do secretário de Obras, Coffy Rodrigues, que representou a governadora Yeda Crusius.

O prédio conta com dois pavimentos distribuídos em 420m² de área construída, no valor de R$ 601 mil provenientes do banco alemão, por meio da cooperação financeira com o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Meio Ambiente/Projeto Mata Atlântica RS. Somados à edificação, a infra-estrutura com mobiliário, equipamentos, georrefernciamento, informática e veículos totalizam pouco mais de R$ 1 milhão de investimento na sede.

O Comando Ambiental da Brigada Militar é um dos co-executores do Projeto de Conservação da Mata Atlântica, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).  A construção de sedes para o policiamento ambiental é uma das ações previstas no projeto, além da estruturação do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, da implementação de 11 unidades de conservação com a elaboração de seus planos de manejo, estudos fundiários das áreas, inclusão das populações locais e de organizações não-governamentais em conselhos consultivos das unidades e execução de Sistema de Informações Geográficas.

O foco do Projeto abrange 28 municípios do Nordeste, estando a maioria deles na região turística do Litoral Norte: Osório, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Caraá, Imbé, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Terra de Areia, Maquiné, Morrinhos do Sul, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Torres, Xangri-Lá, Santo Antônio da Patrulha, Igrejinha, Jaquirana, Gramado, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Riozinho, Rolante, Taquara, Canela, Cambará do Sul e Três Coroas.

A Mata Atlântica tem uma biodiversidade oito vezes maior do a da Amazônia e é um dos últimos refúgios para a fauna e flora, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção.  O Bioma Mata Atlântica, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, ocupava cerca de 1.300.000km² do território brasileiro e hoje seus remanescentes estão reduzidos a aproximadamente 7,84% da cobertura florestal original. Mesmo assim, apresentou crescimento em relação aos últimos dez anos. No RS o Bioma abrange, atualmente, uma área de aproximadamente 130.903 Km², ou seja, cerca de 46% da área do Estado.

Para Ana Maria Pellini, “o prédio é visível, permanente, como gostaríamos que fosse o meio ambiente”. Segundo ela, a consciência ambiental cresce a cada dia e “cada vez mais cada um de nós desperta para o fato de que devemos cuidar dos recursos naturais que são limitados ou ficaremos sem eles, ainda mais agora quando se ampliam os fenômenos climáticos em todo o planeta”.  O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Jr, afirmou que a educação ambiental é muito importante, salientando que o município obteve recursos do PAC para saneamento e que pretende contar com 100% de rede coletora e tratamento de esgotos nos próximos anos.

Também estiveram presentes o comandante do Batalhão Ambiental, coronel Ladimir da Silva, o prefeito de Maquine, Pedro Baluk; o promotor de Justiça Especializada da Promotoria de Justiça Especializada de Osório, Júlio Almeida, vereadores e autoridades da região. A Semana Estadual do Meio Ambiente segue até 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente. Programação completa em www.sema.rs.gov.br.

Comentários

Comentários