Seminário da Cana-de-Açúcar reúne produtores em Santo Antônio
Programado para coincidir com a 22ª Feira nacional da cana-de-açúcar, rapadura, sonho e arroz, o Seminário que visa debater exatamente o papel dessa cultura e seus derivados foi realizado no Centro de Convenções Qorpo Santo, em Santo Antônio da Patrulha.
O evento foi aberto pelo prefeito municipal Daiçon Maciel da Silva, destacando a importância histórica da cana no desenvolvimento, não apenas de Santo Antônio, mas nos demais municípios que desenvolvem essa cultura.
O Programa Municipal de Qualificação do Melado e Açúcar em Sto. Antônio, foi abordado pelo gestor de agronegócios do Sebrae Tiago Camargo. Por sua vez, o engenheiro agrônomo Márcio Dalbem, da Emater/Ascar abordou as boas práticas da fabricação do melado e do açúcar mascavo, sendo que o assessor de políticas públicas da Fetag André Haupp falou sobre a organização da produção e mercado institucional.
Dentre as lideranças presentes estavam o secretário municipal da Agricultura e Fomento Econômico Gabriel Lorenci, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio, Arnaldo Bühler, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico João Carlos Machado e o gerente regional da Emater Claudinei Baldissera.
PROGRAMA
O programa de qualificação do melado e do açúcar objetiva fundamentalmente a melhoria da qualidade do açúcar mascavo e do melado produzidos no município, abertura de novos mercados, aproximação dos agricultores com as empresas locais e criação de um selo de qualidade do produto.
Um bom número de produtores esteve presente ao importante encontro, que foi promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Emater, sebrae, Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Banco do Brasil.