Geral

Seminário de Turismo identifica crescimento do setor em Santo Antônio da Patrulha

“Apesar dos 250 anos de história de Santo Antônio da Patrulha, agora é que estamos amadurecendo o processo turístico no município”. Com estas palavras o prefeito Daiçon Maciel da Silva assegurou que o município está “acordando” para o potencial turístico que possui, durante do III Seminário de Turismo, realizado na quinta-feira (18/11), no Qorpo Santo. Ele atribui a instalação da universidade federal, aliada as belezas naturais como os principais aportes para impulsionar o setor.

O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes e Conselho Municipal de Turismo, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/PLAGEDER, Pólo Universitário e SAP e Projeto Turismo Rural de Base Comunitária/ ECOPOLIS contou com a participação de professores, estudantes, empresários do ramo de hospedagem e gastronomia e representantes da área na região do Litoral Norte. Também participaram do seminário, o vice-prefeito, Armindo Ferreira de Jesus, o vereador Tadeu Neves, representando a presidência do Legislativo, a coordenadora do Pólo Universitário de Santo Antônio da Patrulha, Dilce Eclai de Vergas Gil Vicente, a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Maria da Graça Ourique, o secretário da Cultura e Esportes Fernando Rocha Lauck e o diretor do Ecopolis, José Samuel da Silva Santos.

O representante do Campus FURG Santo Antônio, professor Antônio Valente destacou o envolvimento da sociedade como condição para o alcance de uma gestão bem sucedida do turismo na cidade. Parabenizou o Secretário da Cultura Fernando Rocha Lauck “pela iniciativa de organizar o seminário, buscando parcerias com as universidades, conselho e Ecópolis”.

A representante da Secretaria de Turismo do Estado, Maria Helena Marques disse que “Santo Antônio está no caminho certo, trouxe a universidade e uma posição geográfica fantástica. Os municípios não podem querer que a prefeito resolva tudo, é preciso que a comunidade desperte para se organizar e vender o que tem de melhor”.

Ela falou sobre as perspectiva do turismo no estado do Rio Grande do Sul e disse que a secretaria Estadual auxilia os municípios gaúchos a se projetarem turisticamente e informou que a Divisão Bolsa de Negócios e Ações Cooperadas orienta sobre linhas de financiamentos para empreendedores da área.

O seminário que encerrou no fim da tarde contou ainda com as participações do professor Marcelino Souza, do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – UFRGS que trouxe cases de desenvolvimento da comunidade através do Turismo Rural.

A contribuição dos Açores na História e na Cultura de Santo Antônio da Patrulha e Rota Turística Açoriana também foi tema do evento, ministrado pelo presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Régis Albino Marques Gomes.

Outras palestras do encontro foram:

– o patrimônio cultural e turismo em Santo Antônio da Patrulha, por Luiz Antônio Bolcato Custódio, da Secretaria da Cultura de Porto Alegre;

– relato de experiência: Caminhos Pomeranos, de São Lourenço do Sul, por José Carlos Neutzing;

– açores e açorianos no Rio Grande do Sul: provocações pedagógicas por Antônio Luis Valente – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG) / Campus SAP e Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente – Pólo Universitário SAP;

– atualização e análise dos atrativos turísticos de Santo Antônio da Patrulha – Arte da Terra por Maria da Graça Ourique.

Comentários

Comentários