Senador quer inserir estudo sobre idosos no currículo escolar
O senador Geovani Borges (PMDB-AP) informou ter apresentado proposta de emenda à Constituição (PEC 15/08) que obriga os sistemas de ensino a inserir a temática dos idosos em todos os níveis e etapas da educação escolar. O parlamentar considerou fundamental despertar todos os cidadãos para suas obrigações de respeito e de cuidado para com os idosos, para que qualquer política pública destinada a essa população não perca sua eficácia.
Geovani Borges assinalou a existência de um fenômeno preocupante associado ao envelhecimento populacional, que é o aumento no número de abusos contra os idosos. Ele disse que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% dos indivíduos acima de 60 anos são alvo de sérios problemas de maus-tratos e violações físicas, psicológicas, sexuais, legais ou financeiras.
– Tornar cada cidadão apto a lidar com os idosos, no lar e em todos os espaços da comunidade, é um dever imperioso do Estado, que pode ser facilitado pela inclusão dessa temática nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino – concluiu.