Sistema irá unificar dados dos presídios no Estado
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou nesta quinta-feira (26), no auditório do Instituto Geral de Perícias (IGP), a entrega de 186 Estações de Trabalho do Sistema Nacional de Informação Penitenciária (Infopen).
Os equipamentos servirão para promover ações de unificação das bases de dados de informações penitenciárias, além da integração entre os estabelecimentos penais que compõem o Sistema Penitenciário Nacional.
As Estações de Trabalho do Infopen foram adquiridas pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, e repassadas à Susepe, com o objetivo de implantar o Sistema Nacional. Os equipamentos serão distribuídos nas 92 casas prisionais, sendo duas estações para cada presídio, e duas para o Departamento de Planejamento da Susepe, que centralizará as informações do Infopen-Gestão.
Em maio, o Rio Grande do Sul receberá mais equipamentos detectores de metais e de raios X para as unidades prisionais, além de um equipamento de fabricação alemã, que poderá substituir as revistas nos presídios.
O superintendente-adjunto da Susepe, Mario Santa Maria Junior, ressaltou a importância de o Depen dotar o sistema prisional do Rio Grande do Sul para melhorar e agilizar as informações.
O coordenador-geral de Política, Pesquisa e Análise de Informação do Depen, Alexandre Andrade, detalhou a onstrução do sistema de informações penitenciárias e elogiou o trabalho realizado no RS, enfatizando que é um Estado que tem sistema próprio e excelência no preenchimento dos dados do Infopen.
O secretário-substituto da Secretaria de Segurança Pública, Rubens Edison Pinto, acrescentou que a SSP tem se dedicado à questão dos presídios, com o objetivo de solucionar o déficit de vagas.
Também participaram do ato representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, IGP, SSP, além de diretores de departamentos e delegados penitenciários da Susepe.