Sítio de aves migratórias terá prevenção à gripe aviária no litoral
Uma campanha de prevenção à gripe aviária será realizada de hoje a sábado no sítio de aves migratórias da Lagoa do Peixe, nos municípios de Mostardas e Tavares. A ação faz parte do Plano de Monitoramento de Influenza Aviária em Aves Migratórias e Silvestres do Brasil.
Durante quatro dias, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, das secretarias estaduais de Agricultura e Saúde, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vão coletar material de aves de fundo de quintal (subsistência), aplicar 211 questionários para a análise de risco da região e fazer 27 palestras de educação sanitária nos municípios de Mostardas e Tavares.
O Plano de Monitoramento de Influenza prevê a captura e o monitoramento das aves em 18 sítios de migração existentes no país, nas populações avícolas comerciais ou de subsistência, incluindo zoológicos e parques urbanos, localizados em um raio de 10 quilômetros ao redor dos sítios de aves.