Geral

SSP debate segurança pública do Litoral Norte

A segurança pública no Litoral Norte foi debatida, nesta segunda-feira (21), pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, pelos deputados Henrique Fontana (federal) e Edegar Pretto (estadual) e pelo prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano. O encontro ocorreu na sede da SSP, em Porto Alegre, e contou com a participação de vereadores do município litorâneo.

O prefeito Germano apresentou sua preocupação com a questão da ocorrência de delitos no litoral, em especial furtos, roubos e homicídios. Juarez Pinheiro destacou que está sendo instalado o maior sistema de videomonitoramento da América Latina em 24 municípios do Litoral Norte (do Balneário de Pinhal a Torres). O convênio com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) foi assinado em outubro.

Com esse projeto, a região receberá um maior aporte tecnológico e, consequentemente, um aumento no efetivo da segurança pública. Também ficou definido que o debate sobre o tema terá prosseguimento durante audiência pública, na próxima quinta-feira (24), na Prefeitura de Capão da Canoa.

“Fiquei feliz com a atenção e receptividade que recebemos por parte do secretário Pinheiro, e pela sua disposição em dar prosseguimento a essa discussão”, apontou Amauri.

O deputado Henrique Fontana elogiou o projeto do videomonitoramento, “pois ele dialoga com todos os municípios do Consórcio e promove uma modernização no acompanhamento e combate ao crime. Em todos os locais onde o sistema foi implantado, verificou-se uma queda nos números da criminalidade”.

Sistema de Videomonitoramento no Litoral Norte

O projeto do videomonitoramento, orçado em R$ 12 milhões, contou com verbas do Ministério de Justiça e uma contrapartida de 2% do Consórcio. Ao todo, 156 câmeras fixas farão a vigilância em uma faixa de 283 quilômetros, de Tavares a Torres.

Equipadas com um interfone bidirecional, que possibilita o contato direto com o operador do sistema na central de controle, as câmeras possuem zoom ótico de 35x, resolução de 520 linhas, alcance horizontal de 360º e vertical de 180º. Além disso, o sistema contará com quatro câmeras móveis (duas delas com visão noturna por meio de infravermelho) e 24 torres para captação e repetição das imagens.

O acompanhamento será feito 24 horas, por policiais militares, em quatro centrais de videomonitoramento instaladas em Balneário Pinhal, Tramandaí, Capão da Canoa e Osório.

Comentários

Comentários