Sulgás mantém preço do Gás Natural
Os preços do gás natural não serão mais reajustados em 10,20% aos segmentos industrial, comercial e veicular a partir do primeiro dia de janeiro de 2009.
A decisão é da Companhia de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás). A emissão de uma nova tabela de preços estava programada para o dia primeiro, em decorrência da elevação da taxa cambial neste trimestre. Mas a data foi adiada. O novo índice será menor e deverá ser definido a partir do dia 15 de janeiro.
A Sulgás adquire o gás natural, importado da Bolívia, em acordo com a variação da taxa de câmbio. Conforme o diretor-presidente da Sulgás, Antônio Gregório Goidanich, a companhia realiza um grande esforço para minimizar o impacto da variação do câmbio nos preços do gás. Por esta razão, a Sulgás promoverá um reexame da situação.
A futuro percentual a ser aplicado será o mínimo indispensável, adianta Goidanich.
Numa comparação com os demais Estados, “se calcularmos o reajuste de preços acumulado no ano de 2008, o do Rio Grande do Sul foi o menor entre os estados que importam gás da Bolívia”, afirma o presidente da Sulgás.
Segundo ele, o reajuste no RS figura entre os menores praticados do território nacional. Devido a crise financeira internacional, a Sulgás resolveu aprofundar os estudos técnicos relativos a sua estrutura de preços do gás natural.