Susepe realiza ações do Programa MC para Paz em Osório
Nos encontros, a ideia é, conforme a psicóloga Maristela Mostardeiro, promover a reflexão sobre cidadania e debater sobre os temas, paternidade, preconceito, arte, cultura, violência, prisão, drogas e família. “Os presos participantes destes eventos já estão separados pelo Projeto de Classificação de Presos (separação dos presos condenados dos provisórios)”, afirmou.
Documentários e grafite
A inserção dos presos em aulas de grafitagem, uma vez por mês, faz parte das oficinas que terão oito meses de duração. A quarta edição do encontro contou com a exibição do documentário “Navio Negreiro”, de Castro Alves (com imagens do filme Amistad, realizado por Steven Spielberg). Após o filme os presos escreveram suas análises sobre o filme que aborda o sofrimento dos escravos.
Pensamento
“Castro Alves, mistura de palavras doces com poemas contundentes. Não conhecia esse poeta. Apesar das circustâncias das grades e dos sonhos ocultos, ele abriu minha mente. Pude entender em poucos minutos com atenção cada cena”, destacou o apenado A.O.