Torres a caminho de ser a capital gaúcha de esportes aéreos
O encontro anual de pilotos e apaixonados por aviação e para-motores será no Aeroporto Regional de Torres. Já estão confirmadas 88 inscrições para esta edição do evento, que este ano distribuirá prêmios para os pilotos nas categorias: aeronave proveniente de maior distância, aeronave mais exótica, mulher no comando e certificação de piloto mais antigo e mais recente.
Atraindo diversos tipos de aeronaves, a Revoada divulga a aviação para o público em geral e promove o turismo no litoral norte gaúcho e extremo sul-catarinense. O evento é uma realização do Clube de Aviação de Torres com o apoio das Prefeituras de Torres e Arroio do Sal e da Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município.
Além de avistar os aviões nos céus da cidade, o público poderá chegar perto deles participando de pequenos grupos, orientados e acompanhados monitores. O acesso não é livre ao pátio interno do Aeroporto em função das manobras das aeronaves. Mas elas também poderão ser avistadas do Terminal de Passageiros e do lado de fora do Aeroporto.
O público ainda poderá visitar os estandes, a feira regional de artesanato e ficar de olho no céu para as demonstrações e shows aéreos. Também haverá apresentações de aeromodelismo. Já os mais aventureiros podem investir em vôos turísticos. Alguns vôos serão sorteados no sábado pela manhã e à tarde entre os visitantes do evento.
O Aeroporto é considerado moderno e está localizado a 13 km do Centro da cidade. A pista asfaltada de 1.500 metros pode receber até aeronaves de grande porte, como o Airbus A 320, e possui boa estrutura operacional. Diante deste quadro a Prefeitura de Torres tem se empenhado em impulsionar e dar visibilidade ao local através da criação e captação de eventos. Além da Revoada, outras atrações aéreas estão programadas para este e para o próximo ano.
Entre os dias 10 e 13 de dezembro Torres será sede da 1ª Copa Sul-Americana de Paramotor que acontecerá simultaneamente com o 2º campeonato Brasileiro da categoria. Já no próximo ano, de 29 de abril a 2 de maio acontecerá o 22º Festival Internacional de Balonismo, com intensa programação no ar e na terra. Também está confirmado o 10º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU), que será de 3 de 6 de junho, com um mínimo de 200 ultraleves.
Também está em tratativas para realização na cidade de uma etapa do Campeonato Internacional de Rally Aéreo.